Isto terá que parar!

Lia há momentos, na edição online do Jornal de Notícias, que nos últimos 8 meses a violência doméstica matou 35 mulheres. Isto numa altura em que tanto se discute a nova lei do divórcio e a suposta intromissão nas decisões de cada um com que o estado legisla, deixando de parte valores tão fortes como os da família. Já o disse noutros locais e voltarei a repeti-lo vezes sem fim: a mentalidade ainda existente em Portugal, da sobreposição dos valores da família, em grande parte baseados numa crença na religião católica, sobre o valor mais fundamental de todos - o da vida - leva por vezes a que se suporte o insuportável.  Não estou com isto a culpar a igreja católica pela violência doméstica!

Falando sem me basear em dados, duvido que na grande maioria destes 35 casos, o homicídio tenha sido o primeiro acto de violência entre o casal. Porque para se chegar ao ponto de matar, algo teria que se ter passado para trás. E é aqui que mais do que legislar temos que debater. Temos que sensibilizar as pessoas para que ponham cobro a este tipo de situação. A agressão, neste caso a violência doméstica, é crime! 
O amor-próprio é um valor que devemos preservar. E a vida, vivida com dignidade depende, nestas situações de cada um de nós. E se para certos meios, o que acabo de dizer é banal, em certas partes do país ainda se desculpa a violência doméstica e ainda se esconde a mesma dos vizinhos. Porque é uma vergonha. Porque "se levou foi porque mereceu". E por tantas outras desculpas que não me passam sequer pela cabeça. 

Sensibilizemos. Façamos passar a mensagem de que existem soluções para além de esconder por trás de lenços e de óculos de sol. 

Nota: Fazem-me confusão algumas vozes. Como se pode defender o casamento por si só, mesmo que existam problemas dentro do mesmo? Não temos todos direito à vida, e dignidade dentro da mesma? Mais estranho ainda quando este tipo de opiniões vem da mesma matriz que se opunha à liberalização da IVG com exactamente a mesma desculpa que agora esquecem. 

0 opinioes: