Seu 'ganda' heterossexual!!

Recebi este fim-de-semana por email um convite para participar num inquérito online que me fez pensar de novo em algo que já tinha equacionado noutros tempos: que sentido faz etiquetarmos os indivíduos com hetero, homo, lesbo, bi, etc etc? Não é esta colagem a uma expressão per si uma forma de descriminação? Ou será apenas a carga ambipolar que carregam estas expressões?

Um individuo não nasce com orientação sexual definida. Assim o defendo pelo menos. Logo uma etiqueta definitiva não faz sentido porque nunca saberemos aquilo que a vida nos reserva. Por isso quando fui confrontado com algo do género "se é heterossexual, prossiga para as respostas sobre a sua opinião sobre pessoas LGBT" senti-me descriminado, e prestes a descriminar. Eu sou um homo sapiens do sexo masculino que mantém uma relação, seja ela fruto de química, electrodos ou sentimentos, com outro homo sapiens do sexo feminino. Somos seres da mesma espécie mas sexos diferentes que se relacionam. Isso tem de fazer de mim um heterossexual ou não? Numa luta que se faz pelo fim da descriminação, que grande parte das vezes se faz sentir com etiquetas consideradas agressivas, o fim desta mesma descriminação pode ser um passo interessante.

4 opinioes:

  • Lembro-me de ter ido a um colóquio sobre sexualidade quando andava no liceu, e de o sexologo que estava a apresentar a sessão dizer que a homossexualidade era uma doença. A minha sorte foi ter uns pais porreiros que me disseram que o homem devia estar parvo, e que eram pessoas normais como eu. Mas e os outros miúdos cujos pais não têm a mesma mentalidade? É saudável implantar em crianças este tipo de preconceito? Mas tendo em conta que o homem disse depois disto que as dores mestruais eram psicológicas é de concluir que o curso lhe saiu no nestum. Atá os animais têm relações com espécimes do mesmo sexo. E nós somos animais.

  • E esse sexologo era um grande animal mesmo! Infelizmente ainda há quem tente suportar esse tipo de teoria.

  • Eh pá...

    "-Olhe, qual é a sua orientação sexual?

    -Ser humano, não está bom de ver?"

    Andas com umas ideias :P

  • Obviamente que sou contra a discriminação contra pessoas cujo interesse sexual é por pessoas do mesmo sexo. Mas será que ao dizer "descrimação contra pessoas homossexuais" estarei a ser preconceituosa e/ou agressiva? Apenas quero dizer que talvez o problema das "etiquetas" esteja no sentido que cada pessoa dá à palavra. Para mim (citando o dicionário Priberam)

    homossexual - Que ou quem tem interesse ou atracção sexual por pessoas do mesmo sexoe nada mais que isto...