Europeias em Guimarães


Decorreu ontem no Café Óscar mais uma acção de campanha para as eleições Europeias do próximo Domingo. Contou com a presença de Sónia Fertuzinhos e Elisa Ferreira como oradoras e mais de 50 pessoas que enchiam aquela emblemática casa vimaranense. E valeu a pena para quem se deu ao trabalho de se deslocar até lá. Mais do que qualquer comício de bandeiras e discursos fervorosos, este tipo de encontro cara-a-cara entre o povo e quem decide por nós, é muito mais produtivo e enriquecedor para todos.

E falo por mim quando digo que Elisa Ferreira foi uma excelente surpresa. Simpática, expansiva, fortemente conhecedora dos temas que mais abordou (crise e opções económicas da UE), conhecedora também dos problemas desta região e com uma enorme sensibilidade para os problemas sociais. Deixou ideias. Explicou como a maioria de direita no Parlamento Europeu não deixou passar medidas de regulação dos mercados internacionais um ano antes de rebentar a crise, não deixou que se implementassem medidas de punição para as empresas de rating, meses antes do fecho de Lehman Brothers e explicou por isso que os Portugueses estão perante uma opção: PS ou "esta direita". Porque à esquerda não existem soluções europeias, porque são países anti-europa.

Mas não ficou por aqui. Elisa Ferreira lembrou que devemos acreditar nestas eleições. Acreditar que vale a pena eleger os nossos deputados europeus. Que ela e Capoulas dos Santos lideraram algumas comissões dentro do Parlamento. Que os deputados Portugueses também jogam, baralham e dão cartas dentro da sua vez. Que somos "do meio da tabela" da Europa a 25 e não do linha de àgua como acreditamos muitas vezes que somos.

Esta conversa informal, este café Europeu, dissipou duvidas, informou e criou um sentimento de sermos todos mais Europeus. Ficam os parabéns e obrigado à organização pela oportunidade.

5 opinioes:

  • "Que ela e Capoulas dos Santos lideraram algumas comissões dentro do Parlamento."

    Uau. E quer ela trocar o assento no PE pela Câmara do Porto!

    Se a irresponsabilidade matasse...

  • Nao percebi. E um novo mandato, qual e o problema?

  • Oh Hugo, dá valor à senhora. Ela até vai perder dinheiro, caso ganhe a Câmara.

  • "Nao percebi. E um novo mandato, qual e o problema?"

    Achas normal que alguém se candidate a dois cargos que são mutuamente exclusivos? Tudo bem que é quase certo que leva abada no Porto. Mas achas que é um bom princípio andar a meter-se em listas só para encher?

    "Oh Hugo, dá valor à senhora. Ela até vai perder dinheiro, caso ganhe a Câmara."

    Eh eh eh. xD

  • Acho que não é nada de extraordinário. Se ganhar na Câmara do Porto, dá oportunidade a mais uma pessoa para ganhar experiência na UE. Se perder continua o bom trabalho que tem vindo a desenvolver. Está a ocupar o espaço de outras pessoas, poderás dizer. Eu direi que com esta escolha o PS está a colocar à frente de ambas as listas a melhor opção possivel. E se tiver que escolher depois, avançará alguém com valor igualmente.