3 anos, 3 alianças

Há duas épocas o Vitória aliou-se ao Futebol Clube do Porto. Juntou-se ao sistema mais proveitoso e ficou em 3º lugar. Nesta época decidiram aliar-se antes ao Benfica, que nem para eles chegam e ficaram em 8º lugar. Esta época o jogo de apresentação é com o Sporting. Será que em 3 anos vamos conseguir estar juntos com os 3 grandes um de cada vez? Qualquer que seja a resposta é perfeitamente lamentável. Qualquer aliança entre um grande e qualquer outro clube português destrói a verdade desportiva. Esperemos que não se confirme qualquer aliança para esta temporada.

11 opinioes:

  • Dos três, aquele que mais se aproxima do Vitória, ou vice-versa (se calhar é mais isso!) é o Sporting. Não me incomoda nada uma aproximação com o SCP. Mas concordo que a forma como se fazem alianças nem sempre serve os interesses dos seguidores.

  • Não sou adepto de alianças (leia-se "subserviências") com Porto, Benfica ou Sporting, mas admito que, não podendo ser com o Porto, prefiro uma "aliança" com o Sporting do que com o Benfica!

    Só gostava de saber quais vão ser, desta vez, os termos do protocolo...ou dos "interesses escondidos"!

  • Casimiro e SicGloriaTransitMundi,

    Dos 3 grandes, pelo projecto e postura perante os poderes instalados no futebol, aquele que mais me agrada é sem sombra de duvidas o Sporting. Mas trata-se de uma questão de simpatia. No que diz respeito ao Vitória é provavelmente aquele que menos tem a dar. Os seus míudos que rodam por todos os clubes não chegam para aquilo que se propõe ser o projecto Vitória. E dos 3 grandes é o único que não contrata a granel e portanto não tem maduros para emprestar com alguma qualidade.

    De que qualquer das formas ficam duas ressalvas que me parece que partilham comigo: Além de ainda não ser oficial este "acordo" com o Sporting, que pode nem vir a acontecer, qualquer que seja o acordo com grandes é mau para o crescimento dos clubes mais pequenos e do nosso também.

  • Claro que sim, Paulo: qualquer acordo porá em causa gente com a qualidade da da equipa que disputa a fase final do nacional de juniores, por exemplo.

  • Mas o que é que o Sporting tem a dar ao Vitória? Jogadores não será com certeza. Poder? Eles também pouco têm.

    De resto: o facto de o Benfica vir ao Torneio de Guimarães não deita por terra a tua teoria, Paulo?

  • Pode deitar sim senhor. Tal como dizes era uma teoria. E tal como eu dizia, qualquer uma delas me desagrada.

  • Normalmente sou polémico quando defendo isto. Mas, se é preciso alianças, devem ser feitas com os clubes da nossa dimensão, a começar pelo Braga.

    Enquanto os clubes médios forem fantoches nas mãos dos grandes nunca conseguirão ganhar nada.

  • Nada polémico. Disse-o no post, em comentários aqui e ali ao longo principalmente do último ano: acordos com grandes é que não. Mas uma grande acordo entre médios e pequenos podia revitalizar o campeonato. Fazer os grandes melhorar, acompanhar o desenvolvimento deles em conjunto. Até a liga tinha a ganhar com isso. Mas obviamente deixava o Braga de fora desse acordo. Querem ser grandes a qualquer preço, um dia conversámos. Mais dois ou três anos e fazem eles um acordo com o Boavista e Estrela a ver se nenhum dos 3 fecha! (Polémico? ahaha)

  • A actual direcção do Braga tem uma coisa que as sucessivas direcções do Vitória não têm: ambição.
    Podes achar que querem ser grandes a qualquer preço, mas ao menos querem ser grandes e investem nisso. O Vitória preferiu gastar um dinheirão num director de comunicação inútil do que num directo desportivo competente (como o que mora em Braga).

  • Um ponto em que estamos de acordo: em Guimarães não mora ambição. Mas mora seriedade. Alguma pelo menos. E o plano de recuperação do clube está a seguir o seu caminho. E se Milo tiver oportunidade de concluir o seu projecto, daqui a 4 anos estamos com a situação financeira não sanada, mas regularizada, e prontos a recomeçar a investir. Se eu acredito nisto? Não sei. Mas sou a favor de deixar as pessoas concluirem os seus projectos.

    Em Braga mora muita ambição desmedida. Mora um clube sem massa adepta para os gastos que tem, felizmente suportada por uma almofada finaceira como por exemplo a AXA e a Câmara Municipal (esta de forma directa e indirecta também). Está lá sem dúvida criada uma grande equipa. Pelo menos um enorme conjunto de jogadores de grande qualidade. Mas está criado um bom plano? Estão a investir na formação? Estão a conseguir resultados desportivos de acordo com os investimentos criados? Está a valer a pena? É que a ambição quando mal sustentada tem o problema dos voos muito altos e distantes: a queda é demasiadamente grande. O Boavista por exemplo foi campeão....

  • Nem tu acreditas nos elogios que fizeste à nossa actual direcção. Seriedade? De quem gastou dinheiro no Jean Coral? Ou de quem tratou de forma absurda Tiago Ronaldo e Nuno Santos? Ou de quem contratou o Cícero para o dispensar dois meses volvidos?

    O plano de recuperação das finanças do clube é tão coerente que o buraco aumentou no último exercício.

    O Braga pode ter muitos defeitos, mas em termos de direcção não recebe ensinamentos do Vitória. Infelizmente.

    Tivesse o Salvador uma cidade e uns adeptos como os vitorianos e Guimarães e estava a lutar pelo título há quatro anos, em vez de andar contente com 5os lugares.