A vergonha já tem contornos oficiais

O jornal Publico notícia hoje que a ERC condenou alguns dos jornais de sexta da estação televisiva da TVI por "desrespeito de normais ético-legais aplicáveis à actividade jornalística". A notícia não espanta ninguém e vem dar sustentatação oficial à posição tomada por Marinho Pinto no decorrer de uma "entrevista" na última sexta, naquele mesmo programa. Manuela Moura Guedes, numa estação televisiva com respeito pela informação dos seus espectadores, seria hoje mesmo afastada da apresentação daquele espectaculo deplorável e o conceito do programa alterado para apenas um jornal alargado, com maior quantidade de informação como deveria ser. A outra solução passaria por fechar a TVI. Esta não tem qualquer razão lógica, mas a mim trazia-me satisfação pessoal.

14 opinioes:

  • "A outra solução passaria por fechar a TVI. Esta não tem qualquer razão lógica, mas a mim trazia-me satisfação pessoal."

    A entrar numa onda Chavista, Paulo?

  • Satisfação pessoal? Engraçado, que a mim também!

    Ou será ao país todo?

  • Assino por baixo. O jornalismo praticado por aquela senhora é vergonhoso para o país. Mas esse problema trespassa alguns jornalistas portugueses, naquela necessidade gigantesca de fazer entrevistas boas, ou como se costuma dizer, tentar “encostar contra a parede” o entrevistado. Mas como tudo na vida à armas que se podem usar, e no caso da MMG (adoro abreviaturas desde que fizeram com a barbuda, MFL) é deplorável o tipo de discurso usado e os métodos para tentar “ganhar” uma entrevista.

  • Monteiro:
    Chaves só para fechar a Manuela Moura Guedes numa jaula.

    Gil:
    Muito sinceramente tenho pena que não seja o país todo, e que aquele lixo tenha tanta audiência.

    Caro anónimo:
    Qual jornalismo?

  • É só democratas neste país...

  • Se fosse ao país todo, não tinhas as audiências que tem. Agora, a mim, deu-me vontade de rir. O que seria deste país sem uma peixarada de vez em quando? ;)

  • Btw, em relação ao Marinho Pinto: é do norte! E tá tudo dito...:P

  • Não se trata de democracia e/ou da falta dela, trata-se de falar verdade. E o que o Sr. Marinho Pinto, curiosamente, é tudo verdade.

  • Gil

    E por tal coisa manda-se calar as pessoas? Só vê aquilo quem quer.

  • Mas jornalismo tem código deontológico. E se tu tens capacidade para saber que aquilo que se faz lá não é informação isenta, há quem não saiba. E assim moldamos as mentalidades do nosso país com mentiras...democracia?

  • Paulo:

    O que é a Verdade? Consegues definir isso objectivamente?

    Se fossemos todos impingir gostos, por mim, já não havia televisão. Mas, como é óbvio, não ando a querer impor a minha vontade. As pessoas devem ser livres para escolher acertadamente e erradamente. Saber discernir entre informação fiável e informação falseada é um processo essencial para alcançar a maturidade democrática. Portugal já teve demasiados paizinhos a dizer ao povo o que se deve fazer, com os efeitos nefastos que se conhecem.

  • Por isso a ERC emitiu opinião. E a maturidade democrática de que falas, também se faz de respeito pelas regras, e castigos em caso de incumprimento. E a MMG, e o jornal de Sexta da TVI assassinam qualquer regra deontologica da profissão. Se o fizessem mal feito, mas contassem a verdade. Se contassem a verdade sem emitir opiniões e manipular informações. Mas não. Não o fazem.

  • Ajudava se acabassem com a mania dos media nacionais não terem posições ideológicas assumidas. Porque têm. Mas assim as pessoas já sabiam ao que iam. Sem tentarem fazer delas lorpas.

  • Uma coisa são posições ideológicas assumidas, outra são manipulações de factos e condução "opinativa" de entrevistas.