Até sempre

Faleceu Carlos Candal. Lutador incansável das lutas de outrora e fundador do Partido Socialista.

"Carlos Manuel Natividade da Costa Candal, nascido a 1 de Junho de 1938, iniciou a sua actividade partidária no meio universitário, quando presidiu à Associação Académica de Coimbra numa altura (primeiros anos da década de 60) em que irrompia a contestação estudantil do ensino superior ao regime do Estado Novo e à guerra colonial.
Licenciado em Direito, Candal participou na organização do 2º Congresso Republicano, em Aveiro, em 1969, e foi membro da Comissão Executiva do 3º Congresso da Oposição Democrática, em 1973 (participação que lhe valeu, 30 anos depois, a atribuição da Medalha de Mérito Municipal).
Ainda em 73 Carlos Candal foi um dos 27 delegados ao Congresso da Acção Socialista Portuguesa (ASP), realizado na cidade alemã de Bad Munstereifel, no qual a ASP foi transformada em Partido Socialista.
Após o 25 de Abril foi eleito pelo PS para a Assembleia Constituinte e, um ano depois, manteve-se na bancada socialista da Assembleia da República, tendo exercido as funções de deputado até 1983. Decidiu então fazer uma pausa de cerca de dois anos, mas em 1985 retornou ao Parlamento e ali ficou mais dez anos.
Em 1995 iniciou o seu percurso no Parlamento Europeu, tendo cumprido dois mandatos (de 1995 a 1999 e de 1999 a 2004). Aqui foi membro efectivo da Comissão de Assuntos Jurídicos e Mercado Interno e suplente da Comissão de Petições; ocupou também o cargo de vice-presidente da Delegação para as Relações com os países membros da ANASE, o Sudeste Asiático e a República da Coreia. " in Publico.pt

2 opinioes: