USA querem modelo Português de Educação

"O especialista canadiano em tecnologia Don Tapscott aponta Portugal como um exemplo a seguir na educação, elogiando o investimento em computadores individuais nas salas de aulas. Num artigo de opinião publicado no blogue Huffington Post - onde já escreveu Barack Obama -, Tapscott dirige-se directamente ao presidente dos Estados Unidos da América: "Quer resolver os problemas das escolas? Olhe para Portugal!"." in Publico.


Afinal os Portugueses têm é dificuldades em olhar para o que bom se faz dentro de portas.

9 opinioes:

  • «Na opinião de Tapscott, o "modesto país para lá do Atlântico", que em 2005 via a sua economia "abater-se", está a tornar-se no "líder mundial a repensar a educação para o século XXI".»

    Ná. O gajo escreveu o artigo nitidamente no gozo.

  • Não sejas assim, pah! Estamos a reformar a educação em Portugal. Sábado, nas Novas Fronteiras o Sócrates vai anunciar uma série de medidas para o ensino superior.

  • Que medidas? 86-60-86, só se for... :P

  • O artigo original de Tapscott merece uma análise cuidada... O título remete para o "sucesso" de Portugal na educação, e no primeiro parágrafo refere o alto nível de reprovação no sistema educativo norte-americano. Em Portugal não há esse nível pois as directivas e indicações DIRECTAS do Ministério e das DREs vão no sentido de dificultar ao máximo a reprovação, que só pode acontecer em casos excepcionais, muito mais excepcionais do que, por exemplo, o aluno não efectuar as aprendizagens mínimas...

    Há um caso em Braga de uma aluna que não sabe ler nem escrever e que transitou para o 5º ano, porque a mãe recusou a reprovação da aluna e os professores nada puderam fazer.

  • Todo o artigo parece escrito pelos assessores de imprensa do Sócrates.

    Acabo de descobrir o porquê: Tapscott visitou Portugal a convite do Governo ou de algum programa governamental para divulgar a sua política educativa. Tapscott visitou uma escola de Lisboa, daquelas que têm quadro interactivo, das que aparecem na tv, viu uma aula em que os miúdos estavam todos a usar computadores, e generaliza, segundo a informação que lhe dão, afirmando ser esse o cenário em todo o país. A sensação que me dá, por citar o seu presidente, vai no sentido de ter sido a agora famosa Fundação para a Comunicação Móvel a convidá-lo.

    E tanta mentira que por lá há... "Yet Portugal has been careful to invest in teacher training to capitalize on the possibilities of the laptops in schools." Se vocês conhecessem estas formações para professores...

    É o país de Sócrates este que Tapscott viu. Infelizmente, é um país que existe apenas na televisão... e na página do Governo da internet.

    http://www.huffingtonpost.com/don-tapscott/note-to-president-obama-w_b_220198.html

  • Se assim fosse não tinha necessidade de o ir fazer para o seu blogue. Nos USA também existem escolas muito fraquinhas e alunos que não sabem ler. Simplesmente ele sentiu que em Portugal já se está a repensar o modelo da forma que ele está.

  • Paulo, o que se passou é bem diferente disso. E tu, que lidas com jornalistas quanto mais não seja em casa, sabes disso...

    Tapscott foi certamente convidado para vir a Portugal conhecer o programa e-escolas, ou e-escolinhas, ou o que quer que seja. Foi convidado pelas instituições envolvidas no projecto (tantas, desde o Governo à Fundação para a Comunicação Móvel, A JP Sá Couto, a Microsoft, a Intel, entre muitas outras). Depois, escreveu não no seu blogue, mas no blogue do jornal de que é colaborador, a relatar a experiência e a elogiar o projecto.

    Sem ter a ver directamente com o assunto aqui discutido, aconselho a leitura da reportagem da revista Exame de Julho sobre o Magalhães.

  • "USA querem modelo Português de Educação"? Fizeste-me lembrar o "estaduanense"...:P

  • Só pode ser ironia ou manifesta ignorância. Portugal tem dos piores resultados nos exames estandardizados feitos a nível internacional.

    O Magalhães não apaga isto.O Magalhães limita-se a desviar a atenção dos números.