Soares falou...

...e com alguma razão. A falta de uma maioria absoluta nas próximas eleições pode deixar o país numa situação ingovernável. Não sei ao certo o que mais me assusta. Por um lado, a maioria vai existir, e nisso podemos todos, enquanto portugueses estar satisfeitos: os nossos destinos não ficaram na mão de nenhum partido irresponsável, mas sim na mão de quem está unido e sabe o que quer. Por outro lado, se essa maioria não for absoluta corremos o risco de ver Sócrates a ter que apertar a mão ao seu único opositor à altura (Francisco Louçã), ou ao pior espécime da política nacional (Paulo Portas). Tanto um como outro teriam que governar contra os valores dos seus próprios partidos. O que poderá ser trágico para qualquer um deles: o fim do crescimento do BE, ou o fim, puro e simples do CSD/PP.
Em conclusão diria que o único cenário que me deixa tranquilo é a maioria absoluta do PS. Façam este exercício e sejam responsáveis nas próximas Legislativas.

Nota: Um cenário de maioria relativa poderia ser sustentável com oposições responsáveis e unidas pelo bem do país. Mas isso é um mal geral dos partidos portugueses.

0 opinioes: