Casamento entre homossexuais

O Jornal de Noticias avança hoje que José Sócrates terá na sua moção global estratégica, que apresentará a congresso nos próximos dias 27 de Fevereiro a 1 Março, o casamento entre pessoas do mesmo sexo como uma das prioridade. Só que Sócrates terá que fundamentar esta decisão tardia depois de em Outubro ter, enquanto PS, rejeitando na altura 2 projectos de Lei que o teria tornado possível há (na altura do congresso) meio-ano. Será de esperar que Sócrates opte por pedir um referendo, assentando assim a sua justificação na necessidade de discussão pública do tema. Com o referendo não sei se poderei concordar. Mas com a necessidade de se discutir publicamente antes de o aprovar sim. Mais importante do que mudar a lei, é urgente alterar consciências.

2 opinioes:

  • O referendo seria uma solução absurda. Se Sócrates aprovar a moção estratégica, esta será a base do programa de governo com que se apresentará às Legislativas. Caso seja eleito, considera-se ratificado, a meu ver.

    A solução para este atentado às liberdades fundamentais de muitos portugueses deve ser ultrapassado pelos mesmo órgão que criou os obstáculos: a AR.

  • A solução do referendo como deixei no post, estamos de total acordo. No entanto algum, ou muito debate público seria essencial. Na altura em que o PS votou contra seria uma alteração de um dia para o outro, sem debate....