Não há defesa-esquerdo

Na posição de defesa esquerdo está a minha maior preocupação. Portugal não possui de momento nenhuma solução de raiz com capacidade de aparecer na selecção a bom nível. Antunes é verde, e Nuno Valente está demasiado maduro…
Caneira é central de formação, Paulo Ferreira é defesa-direito, ou médio direito, como jogava em Setúbal e Jorge Ribeiro já ganhou estilo e preponderância no Boavista de médio esquerdo. Mas passando ao apuramento de novo.

Nuno Valente jogou os 3 primeiros jogos. Mal, diga-se. Depois, e durante 5 jogos consecutivos, foi a vez de Paulo Ferreira ocupar essa posição. Caneira entra na equipa no empate em casa frente à Polónia, mas sai lesionado aos 14 minutos lesionado, apesar de ter deixado grandes sinais de capacidade defensiva. Regressa por esse motivo, Paulo Ferreira, jogando o empate com a Sérvia e nas vitórias sobre Azerbaijão e Cazaquistão.
Nos últimos 2 jogos, volta Caneira. Aqui aconteceu o mesmo que no meio-campo. Ao fim da regularidade de Paulo Ferreira, dos azares mas da preferência por Caneira, o ex-Sporting, fica de fora da convocatória para entrar Jorge Ribeiro. Acima de tudo acho notório que Scolari nunca soube muito bem o que queria para titular naquela posição. Depois, Caneira e Paulo Ferreira acabam por ter carreiras, nesta época, nos clubes, muito parecidas.

Mal amados pelas direcções e duas diferentes equipas técnicas, passaram algum tempo no banco de suplentes, e fora das convocatórias. E para concluir, tendo no meio disto tudo, o seleccionador nacional optado por Paulo Ferreira, e sendo a outra opção mais evidente, Jorge Ribeiro, com apenas uma presença, e como suplente, nesta fase de apuramento, o lateral do Chelsea será obviamente titular.

0 opinioes: