Do homem que nunca surpreendia...

A meio mês do início do Campeonato Europeu de Futebol, dei por mim a analisar a qualificação da Selecção Portuguesa, para a prova que se disputará entre a Áustria e a Suíça.
E tudo isto, porque sabendo já quem são os 23 escolhidos do seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, reparei, que o treinador brasileiro, que orienta a equipa por quem todos torcemos desde 2003, não poderá, no decorrer da fase final do Europeu, repetir qualquer um dos 11’s titulares das partidas que deram acesso a mais este momento importante do futebol português.

E tudo isto porque, no primeiro terço do apuramento, Nuno Valente e Costinha eram titulares. Depois da derrota na Polónia, entra Paulo Ferreira para o lugar de Nuno Valente, mas entra também Tiago, que também não jogará a fase final, fazendo este, mais um terço do apuramento como titular. Mas para o terço final da fase de apuramento, Scolari preferiu levar Maniche e coloca-lo sempre como titular, para dar estabilidade. Fez os últimos 6 jogos consecutivos. Mas no fim de tantas trocas no meio campo, Scolari passou de Costinha a Tiago, de Tiago a Maniche, e de Maniche a uma grande incógnita. Qualquer que seja o meio-campo da selecção portuguesa nesta fase final será uma novidade!

E depois deste exercício ligeiro, lancei-me na aventura de explorar a mente do “Sargentão”. Qual será mesmo o onze titular que disputará o Grupo A do Europeu na Suiça? Vamos por partes.

2 opinioes:

  • Tás pr'aqui armado em Luis Freitas Lobo, pá? :P

    Concordo com alguns dos pontos da tua análise. Embora discorde com metade das escolhas do Scolari para este Euro, espero que possamos fazer boa figura. Não me passa pela cabeça ganhar, mas um lugar nas meias-finais é uma boa prestação, ao nivel do nosso futebol.

    De resto: Itália, França ou Alemanha, uma destas ganha. Curiosamente, foram, conosco, as semi finalistas do mundial.

  • Caneira e Pelé deviam estar na selecção. Petit e jorge Ribeiro não vão lá fazer nada. O Quim devia ser o titular, o Bosingwa vai ser o lateral direito e na esquerda vai jogar o Paulo Ferreira. Na frente vai jogar a Amélia a ver se acerta uma vez que seja na baliza! Como é óbvio isso não vai acontecer e ou o Ronaldo começa a marcar golos pela selecção ou então tamos...
    A trivela do Quaresma só sai de vez em quando mas vai ser o titular, no meio devia jogar o Deco, Moutinho e Meireles...Mas o petit vai jogar o que põe automaticamente o Meireles no banco (quem dera que o Petit se lesione). Acho que Portugal tem melhor equipa do que no mundial06...desta vez Portugal tem um banco decente, mas vai ser difícil.
    Bom artigo ;)