Personalidades do ano

Faço este post, mais como a abertura de um tópico de discussão, do que como um texto próprio. Usem a área de comentários para deixar algumas propostas as personalidades e acontecimentos do ano.
Os 10 mais votados, ou citados, passam a uma fase de votação. Este processo espero dá-lo por terminado em meados de Janeiro.

Guardo as minhas opiniões para o dia 31 em que espero passar por cá para deixar um balanço.

(Para isso vou abrir pela primeira vez a possibilidade de comentários anónimos. Apela-se ao civismo e à responsabilidade de cada um)

6 opinioes:

  • Deixando as opiniões apenas por Guimaraes:

    - A subida do Vitória e por via disso Manuel Cajuda e Emilio Macedo da Silva
    - A reabertura do São Mamede
    - Os 5 projectos e o debate que se gerou por causa deles a personalidade são os vimaranenses e o seu apego à sua terra)
    - O MAT pela dinâmica que imprimem nas Taipas, especialmente o Barco Rock Fest

  • Os meus votos, sem qq ordem de importância, vão para :

    -Durão Barroso

    -O Vitória (e os vitorianos),Manuel Cajuda e Emilio Macedo da Silva

    -Os 5 Projectos para Guimarães

    -Vanessa Fernandes

    -Luis Filipe Menezes

    -A Lei anti-tabaco

  • 1) A nível local o destaque vai, evidentemente, para o regresso do Vitória ao escalão maior do campeonato Português (assim como o terminus de 2007 em 4º lugar).

    2) Feito que é facilmente identificável na personalidade de Manuel Cajuda, estando aqui a minha 2ª escolha.

    3) A nível nacional/global destaco o caso "Maddie". O aparentemente banal desaparecimento de uma criança acabou por resultar na maior exposição mediática de sempre de Portugal (muito superior a eventos como a Expo 98 ou o Euro 2004).

    4) Não consigo vislumbrar nenhuma personalidade nacional/internacional que se tenha destacado em pleno. Deixo então uma série de nomes que me ficam na retina: José Sócrates, Barack Obama, Nicolas Sarkozy e Hugo Chávez.

  • ó senhor Paulo Lopes, que me diz da ideia de eleger o tipo que preside à Irmandade da Penha, o senhor Roriz Mendes, que resolveu destruir um pedacinho (não é o padre Borga, esteja descansado) da Penha para aparcamento?

  • A subida do Vitória de Guimarães ao seu lugar natural faz parte dos acontecimentos vimaranenses do ano que terminou, mas e simultaneamente (pela negativa) o abandono de Vítor Magalhães e a entrada em funções de Emílio da Silva marcaram o clube, a cidade e a maioria dos vimaranenses. Outra marca para Guimarães foi, indiscutivelmente, a escolha para capital europeia da Cultura.

    A nível nacional o “porreiro pá” de Sócrates para Barrosos, foi mesmo isso: José Sócrates marcou pontos, deu a José Manuel Barroso uma ajuda muito, muito grande e a Europa vai continuar com um português na sua direcção.

    No resto do mundo a Cimeira Latino-americano mostrou que o mundo hispânico já não é o que era e que outros valores (leia-se petróleo e outros interesses) se levantam numa América Latina que é cada vez menos europeia e um Bento XVI – cada vez mais preocupado com as perdas no rebanho católico – tem andado a meter ordem em algumas igrejas domésticas. Se não fossem as alterações ao texto fina de Aparecida, até era o ano do papa católico.

  • texto final