Curtas - Video Run

Este é um texto que está na prateleira há meses. Não que ele não tenha actualidade a qualquer momento, mas pelo motivo que me levou a escreve-lo. Surgiu-me a ideia há mais de um ano, na altura em que estava a tentar lançar um projecto de um núcleo temático da juventude socialista, de fazer um festival de curtas-metragens em Guimarães. Com amostragem de alguns filmes, e principalmente o concurso de fazer uma curta em 24 horas. A verdade, é que por diversos motivos esse projecto parou, e ideia estagnou com ele. Só que entretanto, e aqui entra a parte do atraso do texto, participei já em Outubro, no festival Fast Forward em Braga, na Velha-a-Branca. O resultado foi este. Uma tentativa de comédia que resultou numa parvoíce pegada, de que já não tinha memória. Foram 24 horas bem passadas, com um grupo de amigos formidável, e com palhaçada (para quem já viu o filme) a um nível ainda superior ao que surgiu no trabalho final.

A verdade é que esta participação me trouxe mesmo esta ideia de novo à cabeça. Há demasiados espaços em Guimarães para realiza-lo, para que isto não aconteça. Seja no Convívio, no CAR, no Espaço Oficina, no Vila-Flor ou no recém estreado São Mamede, este parece-me um projecto da mais elevada importância. Em primeiro lugar, porque não falta gente em Guimarães com interesse na área. Bastava ver os inscritos no Fast Forward para perceber que a minha não era a única equipa da Cidade-Berço. Depois porque é um tipo de oferta cultura que não existe em Guimarães. E quanto mais não seja, porque trará muita gente cá.

Fossem ou não suficientes os argumentos, vejo-me na necessidade de colocar um último, e da mais elevada importância. Para quem participa é mesmo uma experiência fantástica.

4 opinioes: