Portsmouth é o próximo adversário

Depois de falhada a entrada na Liga dos Campeões, o Vitória foi incluído no sorteio desta manhã para a Taça UEFA. Em sorte, calhou o Portsmouth, antigo clube do ex-jogador do Vitória, Pedro Mendes. A sorte não este propriamente do lado da formação vimaranense, mas há agora que estudar o adversário, conseguir um resultado interessante no Fratton Park já no dia 17 ou 18 de Setembro, e resolver a eliminatória no D. Afonso Henriques. Está longe de ser tarefa fácil. Mas é possível.O "Pompey" é um clube de investidor. À semelhança do Chelsea, a sua história recente é marcada pela entrada de um novo financiador, que levou a equipa à Premier League e construiu um plantel digno de UEFA. Mas há logo aqui o primeiro ponto a nosso favor. Não têm muito experiência europeia. Mas para clubes ingleses isso conta muito pouco. Porque complicado é conseguir ir às competições europeias numa liga como a deles. E como vencedores da FA Cup então...

O Pedro (ali à direita no canto) felizmente já não jogará

Quanto à equipa em si. Seguindo a imprensa inglesa, o plantel está longe de estar fechado. Pelo menos Kranjcar está a ser seguido por vários clubes europeus, e fala-se insistentemente na contratação de Belhadj, e da chegada de Shawn Wright-Phillips, por empréstimo, vindo do Chelsea de Scolari.

Mas confirmadas mesmo são as entradas de Armand Traoré, vindo do Arsenal, sendo ele um lateral-esquerdo de enorme futuro, Jerome Thomas, Younes Kaboul, nova estrela da defesa, Peter Crouch, o gigante ex-Liverpool, e Ben Sahar, um avançado Israelita, de 20 anos, que fez grande parte da sua formação no Chelsea.

O grande problema desta época do Pompey, reside exactamente nas saídas. Se Kranjcar é ainda uma dúvida, Pedro Mendes, agora no Glasgow Ranger, e Sulley Muntari, agora ao serviço de Mourinho no Inter, são baixas confirmadas no meio-campo do Porstmouth. Saídas ainda não colmatadas com nenhum jogador de valia reconhecida para a posição. Lembram-se do Futebol Clube do Porto que deixou sair Pedro Mendes? Imaginem esse efeito negativo, levado ao extremo com a saída de outro atleta como Muntari. Talvez esteja em parte aqui a explicação do 4-0 do Chelsea na primeira jornada, e do actual último lugar na Liga Inglesa.

Mas nem tudo é bom para o Vitória. Além de todas estas alterações, o Portsmouth manteve uma equipa de bom nível. Na baliza, joga o veterano David James. Goste-se ou não, este guarda-redes intercala frangos de meia-noite e exibições desinspiradas com noites em que se torna herói. Esperemos pela primeira!

A defesa tem nomes como Lauren (ex-Arsenal), Glen Johnson (ex-Chelsea), Pamarot (ex-Tottenham), Campbell (ex-Arsenal, capitão e antigo titular da defesa da selecção Inglesa), e os tais novos jogadores Armand Traore e Younes Kaboul.
Será de esperar uma defesa-tipo constituída por Glen Johson, Traore, Campbell e Kaboul.

O centro do terreno é agora controlado por Lassana Diarra. Aquele "míudo" que na altura José Moruinho fez questão de ir buscar para os Chelsea aos 17 anos, que acabou por sair para o Arsenal e que agora mais maduro joga nos próximos adversários do Vitória. Tem ainda Diop (ex-Fulham), o novo Jerome Thomas (formado no Arsenal e chega via Charlton), Mvuemba(ex-Rennes, jovem de enorme valor que poderá ser o atleta à altura de Muntari), Sean Davis(ex-Tottenham) e o tal muito desejado pela Europa Kranjcar. Será de esperar algo como: Diop, Diarra, Sean Davis e Kranjcar.

Esta é uma imagem que não vamos querer ver

O ataque, esse, tem apenas nomes conhecidos. Além dos tais recém-chegados Peter Crouch e Ben Sahar, esta equipa possuí ainda o veterano Kanu, Jermaine Defoe, o nigeriano Utaka e a promessa do futebol inglês David Nuggent. Os titulares deverão, conforme as necessidades, ser Kanu e Jermaine Defoe, com possibilidade de jogar Crouch em certos tipos de jogo.

A tarefa não é realmente fácil, mas estaremos todos juntos para passar por ela. Com a mesma força de sempre, com o mesmo amor de sempre, com o mesmo estádio cheio que vence jogos. Cá os esperámos! Por lá, Rapazes, façam um golo! (Esperemos que não o(s) anulem)

Roberto será um dos homens que poderá fazer a diferença em Inglaterra

3 opinioes:

  • Tu queres mesmo ser o Luís Freitas Lobo vimaranense! :)

    Mais a sério: excelente análise. O Portsmouth é um novo rico como o Chelsea, mas ganhou a mais antiga prova de futebol do mundo no ano passado. Tem um orçamento que é para aí dez vezes o do Vitória (só o Crouch deve custar mais que todos o nosso plantel), um ataque poderoso, que se deu ao luxo de dispensar Baros, uma defesa sólida, mas felizmente, pontos fracos.

    Tem o pior guarda-redes que alguma vez recebeu um "cap" em Inglaterra. E tem um meio-campo (o ponto forte no ano passado) em face de reconstrução.

    Depois há outra coisa de que não falas: como quase todos os treinadores ingleses, Redknap percebe pouco de táctica. É 4-4-2 pela cerca ou um 4-5-1 mal amanhado em jogos mais difíceis. O que para o 4-3-3 dinâmico de Cajuda pode ser facilmente anulável.

    Olho para este sorteio como para o da pré-Champions: podia ter sido melhor. Mas precisamos de estar num dia bom para poder passar à fase de Grupos.

  • Não falava da táctica exactamente por isso... De momento, tanto contra Chelsea, com Manchester (duas vezes), alinharam em 4-4-2, arrisco-me, losango. Sem extremos, com defoe como avançado móvel e companhia ao lado mais fixa. Não aquele losango à fernando santos, um pouco mais o de paulo bento desta época. com jogadores mais caídos nas alas, apesar de não o serem.

    E sim, apesar de o cajuda também não ser nenhum génio de táctica - aliás percebe pouquito se a tiver que mudar a meio - pelo menos a que delineou para ser a estratégia da equipa há quase dois anos pode ser um bom antídoto para este futebol plenamente inglês, com magia em alguns pés. Mas e quando eles perceberem e obrigarem a mudanças? Vou transpirar a ver estes jogos...

  • vão levar poucar....GO PORTSMOUTH....