Personalidades do ano
6 opinioessábado, 29 de dezembro de 2007
Os 10 mais votados, ou citados, passam a uma fase de votação. Este processo espero dá-lo por terminado em meados de Janeiro.
Guardo as minhas opiniões para o dia 31 em que espero passar por cá para deixar um balanço.
(Para isso vou abrir pela primeira vez a possibilidade de comentários anónimos. Apela-se ao civismo e à responsabilidade de cada um)
Silent Night
0 opinioesquinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Curiosidade
0 opinioessegunda-feira, 24 de dezembro de 2007
Parvoíce....à brasileira?
Alteração
0 opinioessegunda-feira, 24 de dezembro de 2007
Dos rescaldos da semana
2 opinioessábado, 15 de dezembro de 2007
Chuva de estrelas
1 opinioessábado, 15 de dezembro de 2007
A "democrática" AAUM
1 opinioessábado, 15 de dezembro de 2007
Leitura em dia
1 opinioessegunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Cito então a linha 5 da página 161 do livro que tenho à distância de um braço:
"A avaria nas luzes, quando ocorra em auto-estrada ou via reservada a automóveis e motociclos, ..."
Pois, coisas de quem não decide andar para a frente com o código!
Votação
3 opinioessegunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Os blogues vistos de dentro
3 opinioessegunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Após quase oito meses de blogue, e de umas outras participações que remontam à minha tenra juventude por volta de 2004, com textos bem joviais, e dignos da irreverência que marcam o inicio da nossa formação como pessoas, já vi muita coisa no espaço da blogosfera. Há sítios de grande qualidade. Há factos históricos, há humor, há actualidade e há essencialmente discussão livremente saudável.
Só que, como toda a liberdade, desregrada leva a alguns exageros. Se é verdade que não falta gente como eu, que mantém o seu blogue dentro da disponibilidade que tem, e comenta noutros espaços consoante a vontade e o tempo livre, existem também, ao nível que melhor conheço – o da blogosfera vimaranense, uma série de “profissionais” deste “novo mundo” da Internet.
Há uma série de “coerências de estilo” entre este nome e aquele, entre este nome próprio e aquele alter-ego do blogue vizinho. E se esta é uma das piadas que vejo nos blogues – a procura de quem é este e aquele –, é também um dos momentos em que a vontade de visitar blogues diminui. E a verdade é que há certos e determinados tipos de escrita que pedem outro nome. No que toca à escrita humorística, seja ela sobre coisas sérias ou não, parece-me aceitável. Tratando-se de opiniões o caso é bem diferente. Quando toca a discussão e argumentação sobre coisas sérias e de interesse público, acho que as pessoas deviam ser responsáveis. Afinal de contas, este é um espaço que se trata de um privilégio que nos foi concedido. No que diz respeito às acusações, insultos, ou apenas discussões acesas, as pessoas têm que assumir responsabilidades.
No fundo tudo vai dar ao mesmo. Cada vez que criámos um espaço para falarmos à vontade, com a massificação do mesmo, cresce também o medo de expressar certas opiniões. Isto fere o meu sentido de liberdade. E fere também a parte de mim que acredita que não falta gente sem medo de dizer o que pensa.
E a nível logístico, afasta os blogues de alguns estatutos que podiam muito bem ter.
Curtas - Video Run
4 opinioessegunda-feira, 10 de dezembro de 2007
A verdade é que esta participação me trouxe mesmo esta ideia de novo à cabeça. Há demasiados espaços em Guimarães para realiza-lo, para que isto não aconteça. Seja no Convívio, no CAR, no Espaço Oficina, no Vila-Flor ou no recém estreado São Mamede, este parece-me um projecto da mais elevada importância. Em primeiro lugar, porque não falta gente em Guimarães com interesse na área. Bastava ver os inscritos no Fast Forward para perceber que a minha não era a única equipa da Cidade-Berço. Depois porque é um tipo de oferta cultura que não existe em Guimarães. E quanto mais não seja, porque trará muita gente cá.
Fossem ou não suficientes os argumentos, vejo-me na necessidade de colocar um último, e da mais elevada importância. Para quem participa é mesmo uma experiência fantástica.