Fumo branco na educação

Chegaram a acordo ministério e sindicatos de professores. Acabou a divisão da carreira em categorias. Abriram-se as portas da progressão de carreira a todos os professores. Existem promoções automáticas para quem tiver Excelente nas avaliações. Progridem em sistema de vagas os que obtiverem menos do que isto. Os avaliadores passam a ser professores com formação para avaliarem, sendo que qualquer um pode chegar a esta posição se tiver formação para isso. São estas algumas das primeiras conclusões tiradas das primeiras declarações, ditas em tom simpático e tranquilo, ao fim de 15 horas de negociação, pela Ministra da Educação Isabel Alçada. 

3 opinioes:

  • Muy bien. É o acordo posível, e espero que possa solucionar a guerra na Educação que se viveu nos últimos anos.

    Mas tenho muitas dúvidas quanto ao modelo de avaliação por pares, que pode gerar situações mais do que duvidosas e mesmo de "arranjinhos" dentro das Escolas, do género "ora agora eu dou-te um Excelente para mudares de escalão e para o ano dás-me tu um a mim" (esta é uma situação perfeitamente possível se se mantiver o modelo avaliação de professores - que não foi alvo de discussão entre o Ministério e os sindicatos ontem).

  • Mas sugerias então avaliadores especializados(não obrigatoriamente professores) ou professores de outros agrupamentos que o fizessem?

  • Um sistema de avaliação em que mais de 80% dos professores são "bons" só tem um nome possível: fraude.