Uma questão

O sistema judicial deixou de acreditar na total recuperação e reintegração dos criminosos? Ver isto. Digo-o com dúvidas.

8 opinioes:

  • É uma pergunta pertinente, sem dúvida. Na minha opinião, o ser humano, no seu inconsciente colectivo, nunca acreditou na redenção terrena. Julgo que é por isso, até, que se criaram as instituições de Justiça. Caso contrário, os lesados exigiriam sempre, por qualquer crime, que o culpado fosse morto, encarcerado indefinidamente ou levado para muito longe, onde não pudesse chatear.

    Como é óbvio, todos estes comportamentos são considerados, actualmente, bárbaros. Desconfio, porém, na eficácia do actual sistema prisional em recuperar e reintegrar criminosos. Nesse sentido, esta lei vem salvaguardar que as crianças, muito vulneráveis por natureza, sejam protegidas de potenciais delitos. A meu ver, a lei não é descabida.

    É claro que algum parecer médico, ou estatísticas, sobre este assunto ajudariam bastante a tomar uma posição.

  • "É claro que algum parecer médico, ou estatísticas, sobre este assunto ajudariam bastante a tomar uma posição."

    Estatísticas? Do género 90% dos agressores sexuais condenados não reincidiu? E os outros 10%? Com base numa estatística dessas conseguias revogar esta proposta de lei?
    Mais, não acredito que algum parecer médico te pudesse dizer com 100% de certeza que um agressor sexual estava curado. Quanto a mim, a proposta de lei é correcta.

  • Tiago,

    Também acho que está correcta. Só acho que alguns dados extra não faziam mal a ninguém.

  • O sistema judiciário só poderia acreditar na recuperação e reintegração de criminosos(e atenção que crimes sexuais não são equiparáveis a crimes como roubo/ furto) se algo fosse feito para a reeducação e ressocialização dos mesmos aquando do cumprimento da pena!

    Como a prisão serve apenas para manter em cativeiro e não para alterar seja o que for, compreende-se que haja medidas deste género. Não se compreende é que não vão à raiz do problema e comecem a tomar medidas a sério em vez de andar a brincar ao faz de conta...

  • "Como a prisão serve apenas para manter em cativeiro e não para alterar seja o que for"

    Perfeitamente.

  • No actual estado do sistema prisional, parece-me que de facto se adequa. Mas os caminhos têm é que ser traçados desde a base. E alterar as condições que me levam de facto a aceitar que faça sentido neste momento aprovar tal lei. Existem outras instituições e tratamentos para quem é doente....

  • Paulo:

    Repara que fala em crimes sexuais e não é pedófilos. Pode ser, simplesmente, um violador. Pode ser alguém agressivo mas não, necessariamente, um "doente".

  • Paulo, eu não acredito na total recuperação e reintegração dos criminosos. Mesmo no melhor sistema prisional do mundo...acho que é impossível. E sendo assim acho que faz muito sentido aprovar esta lei.

    Que condições te levariam de facto a aceitar que faça sentido neste momento aprovar a lei? Não estou a perceber...Afinal isto é uma medida de protecção das crianças não? Qual é a hesitação?