Promover a insatisfação democrática

Decorreu neste último fim-de-semana, no edifício da Alfândega na cidade do Porto, o XVI Congresso da Juventude Socialista. Pedro Nuno Santos foi substituído na liderança por Duarte Cordeiro, candidato único e autor da moção “Agir por + igualdade”.

A verdade é que este congresso foi um verdadeiro congresso de esquerda. Um congresso sobre oportunidades, igualdade e de crítica aberta aos falidos governos liberais, apelando à mão do Estado nos interesses individuais e fundamentais dos seus cidadãos. Defendeu-se o casamento entre homossexuais, a adopção, por estes cidadãos, de crianças e a total igualdade de direitos dos mesmos, tendo este mudado ou não de sexo. Afinal, e como frisou Duarte Cordeiro, porquê dificultar burocraticamente um processo que já por si leva uma média de 3 anos em terapias para estas pessoas?

Mas infelizmente, só estas medidas passaram em grande força para a comunicação social, levando a comentários em todo o país, dizendo que na JS só se discute neste momento homossexualidade, e que nesta juventude só se luta por tirar eleitorado aos partidos mais à esquerda. Mas não. A moção vencedora deste congresso é muito mais do que isso. É uma moção audaz. É uma moção de insatisfação para com o que está mal. E de energia para melhorar aquilo onde o governo de José Sócrates já mexeu, mas não foi tão longe quanto podia ter ido.

E é aqui que aquela estrutura, agora eleita, difere de tantas outras. De outros partidos, de outras juventudes, mas também de organizações mais locais da mesma. O apoio desmedido aos líderes, e a total satisfação com aquilo que é feito em prol de uma freguesia, de uma cidade, de um concelho ou distrito é o primeiro sinal de uma falta de maturidade democrática por parte de cada um. Se é verdade que as pessoas apresentam obra e dão provas de valor no exercício das suas funções, sejam elas a que nível forem, isso não representa condição suficiente para que estejamos quietos e sem vontade de pensar.

Em Guimarães, como em outras zonas do país, existe obra feita. António Magalhães é um dos melhores exemplos a nível nacional daquilo que deve ser um autarca de uma cidade. Mas deixemo-nos de conformismos. Porque só com novas ideias e com discussão, seja ela interna ou pública, poderemos ajudar a fazer ainda mais e melhor do que aquilo que já está feito. E da parte de quem tem responsabilidades a este nível tem-se visto muito pouco por estes lados. Se por um lado percebo a satisfação plena com mais um mandato do presidente da câmara, eu próprio partilho da mesma satisfação e espero por mais 4 anos do actual autarca, já percebo menos que não haja um único ponto em que não se pudesse fazer mais.

Publicado na coluna "Abertamente Falando"
da última edição de "O Povo de Guimarães"

3 opinioes:

  • A maturidade democrática assume diversas versões. Tu sabes que assim é. Por vezes, a maturidade é vista como o consenso necessário, o mal menor, o aceitar perder... A maturidade democrática serve mesmo para apadrinhar a falta de solidariedade que impera entre politicos. Pelo menos foi o que me contaram...Portanto, muito longe do conceito do teu texto. Deviamos reflectir todos se em nome de algo menor nos devemos resignar. Talvez seja este o jogo, talvez não se possa mudar o que quer que seja. Talvez fosse possível, não sei. Mas por acreditar continuo por ca!

  • O conceito de que falas (assumindo que o posso tratar por tu) é de facto diferente daquele que pretendi retractar no meu texto.

    Mas é algo de que podia também ter falado. Porque ás vezes em nome dessa suposta maturidade democrática de saber assumir posições desfavoráveis e ficar-mos resignados para sempre a sermos vassalos de alguém, perdemos oportunidades, e perdemos a nossa postura de verdadeira maturidade democrática de debate de ideias.

  • Boa Tarde,

    Acabei de criar um novo o site, o "escritores de blogues" (para visualizar o site basta clickar no meu nome). Este site é uma rede social destinada a todos os escritores de blogues que o fazem em português. O objectivo é criar um espaço comum a todos para que seja facilitado o contacto e a visibilidade de novos projectos independentemente da ferramenta (blogspot, sapo, wordpress) que utilizam.

    Neste sentido gostava de o convidar, e a todos os escritores de blogues que estiverem interessados. Para tal basta seguir o link e carregar onde diz "Join this network".

    Muito obrigado pela atenção,

    Melhores Cumprimentos,

    Stran