Incrédulo

0 opinioes

(Enrique de la Osa - Agência Reuters in Público Online)
Mesmo? Têm a certeza? Não estava à espera desta...
Read On

Portugal faz sono...

0 opinioes

É impressão minha ou o país está parado? Não há grandes notícias. Não acontecimentos marcantes. Não tarda e está de regresso a Casa Pia, o Apito Dourado, a Maddie e a Mariluz, tal é a falta de momento marcantes para noticiar. Ou então, a oposição do país aproveita o lanço e rebenta aí um novo escândalo sobre o Primeiro Ministro. Digam lá: que é que ele fez desta vez?
É pelo menos interessante ver como uns e outros tratam a actualidade quando não há que falar...
Read On

Voltei de lá

0 opinioes

O mundo agora é assim. Ontem de manhã estava a caminho de Park Guel. À noite estive na Oliveira, e dormi em casa. O mundo aqui tão perto...
Read On

É o fim de Cuba?

1 opinioes

Saí Fidel, entra Raul. Será que, com a mesma vontade e capacidade, de se manter à parte dos interesses americanos? Vem aí a nova Las Vegas? Democracia é que não virá de certeza. Já não era. Mas qualquer uma das hipóteses que se seguem não melhorará. A transição, mais que anunciada, e afinal de contas, apenas posta na prática de uma eleição, para o irmão Raul Castro, e a outra hipótese é esperar pelo Sr. Democracia.

Esse mesmo, sr. Bush já pediu entretanto uma "transição democrática", pedindo que não se beneficie a estabilidade em detrimento da democracia. Traduzindo em miúdos: Ou nos Estados Unidos achamos isto uma transição para uma verdadeira democracia, ou vimos cá mostrar como se faz.
Read On

Jornaleiros

0 opinioes

Que eu, num grupo de café, tivesse em qualquer momento, feito este trocadilho, vá lá. Não tem assim tanta graça, mas ainda se admitia. Que um jornal desportivo, dê seguimento à sua senda de brincadeiras com as palavras, como se de um jornal de escola se tratasse, já me incomoda. Já para não falar, que o campeão nacional joga hoje para a liga dos campeões. Mas o grande título é que: aquele Sepsi até Cola!
O que não cola é a forma como o jornalismo (desportivo) em Portugal.


p.s.: Viram? Isto foi um trocadilho! Mas afinal eu sou apenas um jovem que escreve umas coisas num blogue.


Read On

Wraygun no São Mamede

0 opinioes

Dos dias que não passei na blogosfera com tempo, este foi o único momento extra-exames, por essa razão, o único digno de registo.
Wraygun no São Mamede foi bom. Não foi espectacular. Mas só porque a falta de publico não o permitiu. Fiquei sim, com uma certeza. O Paulo Furtado, ou o Legendary Tiger Man, ou apenas vocalista dos Wraygun é um artista! Daqueles que nascidos num país diferente, ali por cima do México, era um ídolo de gerações.

Read On

Barcelona

1 opinioes

Um ano depois vou voltar a esta apaixonante cidade. Já não vou tremer a ver esta imagem (ou vou?), mas vou certamente entrar desta vez, para ver a cidade lá de cima.
Faltam dois dias...
Read On

Motivação acrescida

0 opinioes


Quando já estava mesmo para re-arrancar, eis que surge mais um motivo para regressar rápido. O conhecido blogue "Arrastão", de Daniel Oliveira, fala do "Abertamente Falando" com um dos bons blogues regionais do Minho, mais concretamente de Guimarães. É óptimo saber que somos lidos. É mais gratificante ainda saber que uma dessas pessoas está no programa de televisão "Eixo do Mal" da Sic Noticias, e que escreve no "Expresso".
Read On

Regresso

0 opinioes

O "Abertamente Falando" está de regresso. Diferente. Com vontade de estar mais activo e, principalmente, mais regular. É um "banho a seco" no visual, mas também pretende ser, um alteração na forma de estar.

Segue dentro de momentos, mas ainda a meio gás. Apenas mais bonito.
Read On

Ambição do Minho à Galiza

0 opinioes

Decorreu há duas semanas, no mosteiro de Tibães em Braga, a 23ª Cimeira Luso-Espanhola. Com a presença dos líderes dos governos e de um número significativo dos ministros de ambos os países.

José Luís Zapatero e José Sócrates, protagonistas assumidos de uma das relações de amizade mais forte a nível de líderes europeus, encontraram-se no Minho, e deixaram muita esperança para uma zona do país há muitos anos deprimida. É notório que existe, na zona, a necessidade de aparecerem projectos e investimentos. E para isso, é imperativo que se dê uma resposta cabal aos apelos, e sobretudo às potencialidades desta região.
Englobado no programa do encontro, esteve o lançamento simbólico da primeira pedra do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotécnologia (LIIN).
Mais do que a importância inegável, a nível estratégico para a região, deste momento, foram as ideias, e as bases que ficaram lançadas, nesta cimeira, para que daqui surjam projectos notáveis.
Na ordem do dia estiveram, por razões óbvias de aproximação do Minho à Galiza, os transportes. Do lado espanhol, as ligações de comboio chegam à fronteira já em 2009, do lado português estão aprovadas, e com verbas asseguradas, as ligações Porto – Vigo, da qual a Associação Industrial do Minho já pediu uma alteração ao projecto, para que esta seja de alta velocidade, e Ponte de Lima – Vigo.

Com esta aproximação física de duas das regiões com maior potencial de desenvolvimento tecnológico na península, estarão criadas as condições, para o que o trabalho comece a ser conjunto, e o desenvolvimento de projectos Minho-Galiza, se destaque na conjuntura nacional, como sendo uma região de excelência, reconhecida fora de portas, e pelo papel fundamental para as economias dos dois países.
E os primeiros passos até já estão dados. As Universidades do Minho e de Vigo, já anunciaram o início do desenvolvimento de um carro eco-sustentável. Um projecto que integra valores que estão na ordem do dia, como as preocupações ambientais, mas que, fundamentalmente, poderá trazer para o noroeste da península ibérica investimento e reconhecimento internacional. E isto vindo de duas das instituições que maior responsabilidade terão de ter no desenvolvimento deste tipo de projectos, visto que a aposta dos dois governos é aproveitar as condições existentes, e criar novas infra-estruturas, afirmando esta zona como o Sillicon Valley” da Península. Isto a juntar, a tantos outros projectos, desde as fibras aos robots, que deste lado da fronteira, na Universidade do Minho já se vão desenvolvendo e exportando.

Zapatero pediu durante a cimeira entusiasmo das gentes de Braga com o projecto do LIIN. Mas, mais do que isto, é necessário juntar as diversas partes desta região. È necessário um entusiasmo generalizado, de toda a grande área do Minho. Com este e outros projectos. Só com um Minho forte, e desligado de bairrismos, unido a todos os níveis, isto será possível.
António Magalhães já deixou no último Plano Director Municipal, segundo o próprio, um espaço para a criação de uma ligação ferroviária, que passaria no Ave Park, nas Caldas das Taipas, e no pólo de Gualtar da Universidade do Minho, junto ao LIIN. Se também esta cooperação conseguir ser eficiente, estão mais do que lançados os dados, para a explosão e afirmação do Minho e Galiza. E aí sim. Eu acreditava que realmente Portugal e Espanha, possam lançar anualmente um projecto conjunto, como afirmou o líder do governo espanhol.


Texto publicado na coluna "Abertamente Falando",
in "O Povo de Guimarães", edição de 1 de Fevereiro de 2008
Read On